sexta-feira, 25 de março de 2016

Projeto "Terra à vista, o descobrimento do Brasil". Aula 3 de 4

Disciplinas: Ciências, Matemática, Educação Física
Desde a minha 5ª série eu ouvia isso como um mantra: os portugueses queriam descobrir a rota para as Índias. Os espanhóis queriam chegar às ìndias. O mundo queria as Índias. E eu pensava: caramba? todo esse gasto de energia só para comer pimenta e orégano? Até que um dia (muitos e muitos anos depois) o segredo foi-me revelado...Finalmente entendi a imensa importância das tais especiarias. Não vamos fazer nossos alunos esperarem tanto tempo. Vamos abrir o jogo logo. Então, vamos à aula.
A professora vai mostrar aos alunos dois potes de comida iguais. Porém, um estará azedo e o outro não. Deixar os alunos cheirarem (dependendo da idade, esse pode ser um momento perigoso sob o risco de voltar o iogurte ou o todynho do lanche). O professor vai instigá-los: o que aconteceu ali? Deixá-los trazer suas impressões. Guiá-los ao raciocínio da geladeira. Sem ela, teríamos que cozinhar a todo momento pois guardar comida seria impossível. 
Questionar com a turma o porquê de na geladeira a comida durar mais? Se não souberem responder, perguntar a eles:
  • Quando que cheiramos pior? No verão ou no inverno? 
  • Por que no verão? Porque as bactérias gostam de calor. No calor elas ficam soltas, alegres, elas se espalham com facilidade....
  • E no frio? Bom, no frio elas já ficam mais paradas, mais encolhidas. Demoram para se espalhar.

Agora, vamos imaginar que temos um bife cru que queremos que dure mais mas NÃO TEMOS uma geladeira. O que poderíamos fazer? Deixar os alunos trazerem suas hipóteses e apresenta-los um bife feito em EVA vermelho. Encher então esse EVA de sal. 
As bactérias morrem de medo de sal. Porque além de calor, elas AMAM umidade. E o sal é altamente desidratador. Provar isso fazendo a seguinte experiência:
1. Fazer um furo (cerca de 1 cm) no centro de uma batata de modo que perfure até a metade do comprimento da batata;
3. Preencha toda a cavidade com sal;
4. Posicione a batata “recheada de sal” na boca do copo;
5. Após alguns instantes será possível observar que a batata perde líquido possibilitando sua entrada no copo.
O sal retirou líquido da batata, e portanto, se tem menos sal na batata as bactérias passam a achar a batata pouco convidativa.
Os alunos deverão fazer o registro dessa experiência no caderno.
Uma experiência bastante semelhante está bem ilustrada nesse vídeo abaixo. Dependendo da idade dos pequenos, essa experiência a seguir pode ser mais ilustrativa. E é muito simples de fazer.

(Também é possível dar aos alunos um saquinho de torresmo e vê-los saindo em caravana para ir no bebedouro (pois o sal desidratou as células deles). Porém, tendo em vista que torresmo com bolachinha recheada e todynho não são exemplos de comidas saudáveis, melhor abortar operação.)
Dizer então aos alunos que a carne (de EVA) ficou com um gosto muito estranho, ela ainda não estragou mas está quase chegando lá. O que fazer para tirar esse gosto ruim? (Deixá-los responderem)
 TEMPEROS! Mostrar então à turma, potinhos de temperos. 

Apresentar a eles o orégano, o pimenta do reino, canela, noz moscada, cravo, etc. Pedir para que cheirem as especiarias e, em seguida, entregar a cada aluno uma pequeninha porção de especiarias dentro de um saquinho para colar no caderno. Ao lado da especiaria eles deverão escrever o nome correto. O aluno será lembrado de que as especiarias eram também usadas como medicamentos, perfumes e incensos. A professora mostrará à turma então o incenso de cravo e o de canela.

Logo após essa atividade, a professora enfatizará de que as especiarias chegavam aos países pelas caravelas...Introduzirá então, exercícios de matemática que envolvem essa temática, como mostra abaixo:
 As embarcações que trouxeram os navegadores portugueses para o Brasil eram três caravelas (naves menores e ágeis, com até 50 toneladas) e dez naus (com até 250 toneladas e capacidade para 200 pessoas). Além do tamanho, a principal diferença era o formato das velas. As caravelas tinham 6 metros de comprimento cada uma. Com base nisso, responda:
 1)      Qual era o peso de todas as naus e caravelas juntas?
 2) Das 1500 pessoas na embarcação, apenas um terço delas retornou à Portugal, o restante todo morreu de doenças. Qual foi o total de marinheiros que retornaram?
  4) Se você reduzisse a caravela de 6 metros para 6 cm em uma folha de papel, quantas vezes você teria que reduzir? (Lembrando que 1 metro tem 100 centímetros)

A seguir, será explicado que a esquadra de navios sempre tinha um capitão, que comandava os outros navios. E embora cada navio tivesse o seu piloto, todos tinham que obedecer ao capitão, que no caso era o Cabral. Portanto, no período de educação física, os alunos vão escolher um capitão e brincar de "o mestre mandou". Porém, as ordens tem que ser relativas ao dia a dia dos marinheiros, como por exemplo, esfregar o chão, nadar, varrer, cozinhar, etc. 
Regras:
- Os alunos repetirão a ordem somente se o mestre disser primeiro “o mestre mandou”. As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas.
- Sai aquele que não cumprir as ordens ou cumpri-las sem a palavra de comando.
- O próximo mestre é aquele que conseguir fazer todos os movimentos e ficar até o final.
Boa aula!