sábado, 26 de março de 2016

Projeto "Terra à Vista" Descobrimento do Brasil. Aula 4 de 4

Nessa aula, me foquei apenas em estudos sociais porque essa atividade rende um bom tempo (e ótimas reflexões). O conteúdo será as grandes navegações. Os portugueses saindo da Europa para desbravar novas terras.
Considerando que esse projeto foi elaborado para uma turma de 4 ou 5º ano, eles têm grandes condições de acompanhar o professor no raciocínio.
Atividade:
A professora vai começar a aula trazendo as seguintes reflexões:
  • Hoje eu posso ir ao super e comprar as especiarias trazidas na aula anterior? Posso passar em qualquer mercado e comprar pimenta, cravo, canela...? Sim, em qualquer lugar tem esses deliciosos temperos. Mas e há 500 anos, podíamos? Os países da Europa, dessa época, tinham o problema da geladeira ainda não ter sido inventada. Eles precisavam MUITO das especiarias para ajudar a conservar os alimentos e ainda deixá-los com um sabor muito melhor. Pensando, então, na grande importância das especiarias, podemos deduzir o seu preço. Vocês acham que era barato ou caro?

CARO!
  • Portugal poderia ganhar muito dinheiro com essas vendas. O problema é que essas deliciosas especiarias só existiam nas Índias (mostrar o mapa múndi). 
  • Como os portugueses podiam chegar lá? De avião? Trem? Não, de navio!


O país circulado em vermelho é Portugal. O contorno preto são as Índias, a região na Ásia que vendia as tais especiarias, tão cobiçadas.  O trajeto em azul pontilhado era o percurso que Portugal deveria fazer para chegar às Índias. 
A professora vai então vendar os alunos que queiram participar da atividade e depois vai pôr no chão o mapa mundi feito em EVA (ou papel pardo regado à tinta guache se o eu bolso andar tão convalescente quanto o meu) . Ele será delimitado apenas pelos continentes e os únicos lugares que serão de outra cor serão o Brasil, Portugal e a região das Índias (que abarca parte da Ásia).

Brasil está em vermelho, Portugal em preto e Índias em laranja. Para você fazer esse mapa, não precisa fazer as ilhas e nem ser muito preciso nas formas...Basta estar suficientemente visível e colorido para servir de ilustração para o aluno. Os nomes dos oceanos são importantes aparecerem.
O mapa estará virado para eles como se estivessem saindo de Portugal, então o Norte estará nos pés dos alunos. Tudo será coberto por um grande TNT azul escuro. Sobre o TNT, a professora vai pôr as imagens, previamente recortada,  dos monstros que os europeus acreditavam que existiam no oceano. As lendas do tal "mar tenebroso".  

Quando tirar a venda  você vai dizer a eles:
  • Vocês são portugueses. Precisam muito chegar às Índias. Só tem um problema. Não existe Google Earth, não tem GPS, não tem internet, rádio, televisão...Mas Portugal tem a Escola de Sagres (colar o nome no quadro com papel colorido) que conta com o que mais de sofisticado havia nessa época como bússola, mapas e astrônomos. (colar todos os itens no quadro em papel colorido). E além disso, tinham muita coragem. O que vocês veem na frente? Mar, muito mar. Mar até perder de vista.  (simbolizado pelo TNT azul escuro). Vocês tem uma ideia de onde ficam as Índias...Vão para onde vocês acham que é.


Os alunos então deverão parar onde eles acham que estão as especiarias. A professora vai levantar o TNT azul e mostrar quem conseguiu chegar. Sobre o Brasil estará a data da chegada dos portugueses: 22 de abril de 1500.

Mas lembra do que falamos? A escola de sagres era formada por uma equipe muitíssimo competente! 

Será que uma esquadra de 13 navios, realmente se perdeu? Ou será que os portugueses já sabiam das existências dessas terras e vieram antes que outro país passasse a frente?
Em 1492 Cristóvão Colombo descobre a “América Central”. (apontar no mapa o local da América Central e posicionar um boneco com a data). Você pode colá-lo em cartolina e dobrar a base para ele ficar de pé.

A Espanha, que é do ladinho de Portugal, era a responsável por essa descoberta. E como a Espanha é do lado de Portugal, as notícias correm. 

Portugal ficou sabendo de terras do lado de cá e em 1498, mandou uma expedição secreta a mando do rei e liderada por Duarte Pacheco para ver se não tinham terras mais para o sul. (pôr um bonequinho sobre o mapa com a data de 1498). 

Ele viu que tinha terras sim, voltou para Portugal e o país finalmente mandou uma esquadra de navios para cá...Para não levantar rumores com a Espanha, Portugal fez um alvoroço que estava indo para as Índias,  quando, na verdade, queriam chegar em outro lugar. Ao verificarem  que as terras de fato existiam, os portugueses se apossaram delas. Depois dali, partiram para as Índias 20 dias depois, e chegaram bem certinho na terra das especiarias. Mas por que agora não se perderam?
(Deixar os alunos falarem suas opiniões)
Para ficar ainda mais lúdico, você pode levar barquinhos para pôr sobre o mapa, as especiarias...Os alunos podem inclusive confeccionar parte desse material.
É uma aula que dá um certo trabalho, mas que tem sucesso (e aprendizagem) garantida. 
Ao final da atividade, é hora de perguntar aos alunos se é correto dizer que Cabral descobriu o Brasil....Será que o termo mais apropriado não seria: chegada dos portugueses no Brasil ao invés de descobrimento do Brasil?
Logo mais, a última aula do projeto.
Boa aula!