quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Como trabalhar o tempo. (hora)

Conteúdos:

Tabela
Minutos, segundos e Hora.
Relógio de ponteiro.

Como trabalhar o tempo com os alunos? Botei meus ponteiros para funcionar e o cuco gritou "eureka". Então, vamos à aula sobre o tempo!


  • Colar no quadro essa imagem em papel pardo:

  • Avisar as crianças que pontualmente às 2h00 o celular irá apitar a cada 5 minutos.. Cada aluno vai ganhar essa mesma tabela em papel (que pode ser meia folha). Quando o celular soar (a cada 5 minutos de soneca) o professor e o aluno vão marcar um x na coluna e ajustar a hora. Ou seja, deixa de ser 2h00 e passa a ser 2h05. Isso será repetido até às 3h00! (ótima oportunidade de trabalhar a organização de uma tabela.) 

  •  Enquanto essa atividade transcorre, dá para escrever essa música no quadro de autoria do Vinícius de Moraes e pedir para que os alunos registrem no caderno. A música pode ser cantada até eles se familiarizarem com a letra (o que leva umas duas, no máximo, três vezes). 


O Relógio


Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia.

  • A seguir, conversar a respeito da velocidade com que o tempo passa. Quando ele parece passar mais rápido? Ou mais devagar? Eles farão associações como: o recreio passa muito rápido! O professor pode rebater com: mas e se vocês passarem essa mesma quantidade de tempo do recreio sentados de castigo olhando para a parede, vai passar como? Demorado! Deixar o aluno ter essas reflexões.

  • É possível também fazê-los refletir sobre como uma hora para nós não vale nada, mas para uma abelha que vive só 45 dias, uma hora é bastante. Se eles soubessem que só viveriam todo o mês de Outubro, gastariam as horas do mesmo jeito?

  • Quando o cartaz chegar no final, enfatizar com o aluno a quantidade de vezes que apareceu o x na tabela: 12 vezes. Mostrar um relógio de ponteiro e fazê-los refletir por si mesmos que essa é a mesma quantidade de horas que tem um relógio. Reforçar que quando passou das 2h55 a hroa não foi para 2h60, mas zerou, reiniciando a contagem. Aí já dá para eles perceberem que uma hora tem exatos 60 minutos.

  • A próxima atividade é colar os números no chão como mostra a imagem.

Cole de forma que o raio fique mais ou menos do tamanho dos alunos....Por quê? Porque eles serão os ponteiros! Chame um aluno menor e um maior, explique que o ponteiro da hora é pequeno e o do minuto é grande. Registre uma hora no quadro e peça para que eles se deitem no chão com a cabeça apontando para o número. D-I-V-E-R-S-Ã-O garantida. Nos minutos eles vão se confundir, mas é a hora de praticar o 5 em 5. Deixe claro que no 12 zera a contagem dos minutos e cada número vai marcar uma soma de 5 minutos. O professor pode ir pisando nos números fazendo a contagem com eles: 0,5,10,15,20....

  • Para auxiliar ainda mais nessa atividade, o professor pode entregar um relógio de papel para os alunos que esteja marcado as horas e os minutos (ou seja, que na hora 2 você tem 10 minutos). Eles podem consultar o relógio durante a atividade para ajudar a fixar.

  • E claro, o professor pode fazer uma rodada também. O maior barato é quando dá 9h45 e os dois tem que ficar um em cima do outro de costas. Saí imunda da sala, mas valeu à pena, a tarde passou voando, afinal, é o que acontece quando a gente se diverte!