terça-feira, 13 de outubro de 2015

Como trabalhar a importância do banho.

Conteúdo: 
Pele e Bactérias 
A importância da higiene pessoal.


  • Para essa aula, nada melhor do que abri-la com a música do ratinho tomando banho, do inesquecível castelo ra-tim-bum. Simular com as crianças o passo a passo do banho. A música é bem curtinha, dá para repeti-la umas 3 vezes.


  • Após a música, perguntar aos alunos quem gosta de tomar banho. Deixa-los trazer suas experiências. A seguir, contar à turma que tinha uma menina que não gostava de banho. Seu nome era Suzana Janaína, mas podem chamá-la de "Suja". Colar no quadro a Suja, feita toda em papel pardo e recoberta com durecão com aproximadamente 90 cm de comprimento.





  • Banho para quê?

Essa é Suzana Janaína, mas podem chamá-la de Suja. Suja não gostava de tomar banho. Sempre que sua mãe a mandava se banhar, Suja ia para o banheiro, abria o chuveiro para fazer de conta que estava tomando banho e botava a roupa limpa. Sua mãe era tão distraída que nem percebia que Suja a tinha enganado.
Suja já estava há uma semana sem banho. Em uma noite, durante o jantar, sua mãe começou a franzir o nariz dizendo:
-Nossa! Que cheiro ruim! Da onde será que está vindo esse cheiro?- Suja arregalou os olhos com medo de ser descoberta e imediatamente apontou para o cachorro:
-Aposto que é o Joca! Ele não vai na pet há muuuuuito tempo!-A mãe de Suja olhou para o Joca e disse:
-Ah não Joca, amanhã mesmo você vai ir para a pet, você está muito fedido!- Suja sorriu vitoriosa e o Joca lhe deu uma rosnada:
-RRRRRRR.- Suja terminou rapidinho o seu jantar e foi dormir.  Estava tão cansada que logo adormeceu. Nessa noite, Suja teve um sonho muito estranho. Ela sonhou que sobre a sua barriga tinha um pequeno monstrinho beeeem barrigudo.
-Q-Q-QUEM É VOCÊ?
-Ora, vivo em você há uma semana e não me reconhece? Muito prazer, meu nome é Bactéria!
-Como assim? Eu não tenho bactérias!!!!!
-Ah, tem sim! E vou te dizer mais, eu não sou a única!-Nisso, MUITAS bactérias feiosas e gorduchinhas apareceram para Suja.
-Mas como eu nunca vi vocês?
-Ah.....Porque somos muuuuuito pequenas, só dá para nos enxergar com um super microscópio, mas estamos aí. Você só está nos vendo grandes agora porque está sonhando.
-Mas porque vocês vivem em mim?
-Ora, porque você não toma banho! Essa sua pele gordurosa hummmm é deliciosa! Comemos toda essa sua gordura e restos de pele morta e ficamos assim: bem gordinhas! Quanto mais comemos, mais bactérias nascem. Só tem um problema, quando enchemos essa nossa pancinha de bactéria soltamos um cheiro muito fedido. Então, viemos até aqui para dizer que foi muito feio você culpar o Joca! Você está fedida porque não toma banho, e não o Joca!
- Ué, mas por que só quando eu tomo banho vocês vão embora?
-Por que quando você  passa o sabão na sua pele, nós grudamos nele, e aí quando vem a água ela nos leva embora.
-Puxa vida, então quer dizer que na minha pele agora estão TODAS vocês e também resto de pele morta?
-Sim, isso aí! Bom, Suja, agora você já pode acordar. E por favor, toma um banho, a sua pele já está super lotada de bactérias, não tem espaço para mais ninguém, além de estar muito abafado,  nem a gente aguenta o fedor. E olha que somos bactérias!
Suja acordou e voou para o chuveiro. Sua mãe acordou com o barulho e foi ver o que estava acontecendo:
-Minha filha, porque está tomando banho de novo?

-Ah mamãe, porque não há nada melhor do que um delicioso banho cheio de sabão!!  

  • Após a história, comentar com os alunos os dois maus hábitos da "Suja". Um era não tomar banho, e o outro era o hábito da mentira. 
  • Questionar com eles como seria o nosso corpo sem a pele? Explicar que o maior órgão do corpo humano, é justamente ela: a pele, e portanto, merece cuidados!
  • Suja antes do banho estava com restos de pele morta sobre a sua pele. Explicar aos alunos que a todo momento estão nascendo células novas, e quando elas nascem elas "empurram" as mais velhas para fora. Por isso que na nossa casa tem tanta poeira, é o resto de pelo morta que perdemos a todo momento e que sai durante o banho.
  • Bom, mas Suja estava com muita pele morta (colar nesse momento os pedaços de fita crepe que já pode ser deixado previamente picado na beirada de uma classe)



  • Além de pele morta, o que mais tinha na pele da Suja? Gordura! Nesse momento, é possível levar óleo em um potinho pequeno e passar na boneca com algodão, uma vez que ela é plastificada frente e verso. Pedir para que os alunos passem o dedo na boneca para sentirem que ela está oleosa. 
  • A Suja tinha restos de pele morta e muita gordura na sua pele. Quem é que vai adorar encher a pancinha? As bactérias! Pedir para que os alunos ponham as bactérias no corpo da boneca.



  • Se você tem algo em casa que seja bem fedido, é interessante abrir nesse momento, pois as bactérias, ao se alimentarem, exalam um odor muito forte. Eu tenho aqui em casa óleo de cozinha que armazeno para levar às fábricas de sabão. Cada vez que eu abro o pote é como se Satã tivesse tirado as botinas na minha sala. Levar num pequeno potinho esse cheiro horroroso vai gerar memórias olfativas.
  • Muito bem, a Suja está oleosa, com pele morta, cheia de bactéria. O que temos que fazer com ela? DAR BANHO! Convidar os alunos a limpar a boneca com paninho e sabão. Eles vão, inclusive, arrancar as fitas crepes que simulam os restos de pele morta.
  • É possível trabalhar algum texto informativo para complementar a aula. E de tema (ou para atividade em aula  mesmo) seria interessante o aluno escrever como seria a conversa do Joca com a Suja em um sonho. Afinal de contas, ela mentiu. Se ele pudesse falar (como as bactérias falaram) o que ele diria a ela? Rende uma boa reflexão.