sábado, 17 de outubro de 2015

Como trabalhar o Sistema Solar.

Conteúdo:
Sistema Solar.


Deparei-me com o conteúdo a ser trabalhado: sistema solar. A apostila me apontou o Norte e eu apontei para o Universo. Afinal, como trabalhar um assunto adorado pelas crianças sem ter que apelar para as manjadas maquetes com bolas de isopor que, além disso, são altamente poluentes uma vez que não podem ser recicladas?

Foi aí que minhas ideias entraram em órbita! Por que não fazer um sistema solar de balão? Poderia produzir o Sol a partir daqueles imensos balões de festa de guardar lembrancinhas!"
E cada planeta ser um balão diferente, com as suas cores representadas nas cores dos balões!

Nesse momento, eu só não me dirigi a uma papelaria parar comprar os balões porque era domingo. Porém, ainda faltava algo, o que acrescentar??? Foi então que aproveitei o gancho das lembrancinhas e transformei em curiosidades! Dentro de cada balão estariam curiosidades sobre cada corpo solar....E no final da aula, a ordem seria : ESTOURAR TODOS OS BALÕES!!!!!

Sim, fazer uma bagunça pedagógica, um aprendizado barulhento, um conhecimento divertido. Cheguei na escola uma hora antes, comecei a montar o sistema solar, e o resultado foi esse:


Fiz etiquetas com os nomes dos planetas e pendurei todos eles por barbante. Como meus balões eram tudo número 9 não deu para destacar muito o tamanho deles, mas se você quiser investir em mais efeito visual, pegue balões maiores para fazer os 4 últimos que são conhecidos como planetas gigantes.

Escureci a sala e mantive segredo. Quando as crianças entraram, os pescoços se contorceram e ouvi alguns: Nooooosssa! Que legaaaaaaal, Olha, Marte!!!!! Entre outros.

A partir daí, a aula inicia.

  • O professor pode começar abordando quem é o maior planeta e o menor. (deixá-los verem por si). 
  • Qual deles é mais quente? Por quê? (Os mais perto do Sol) Qual é o mais frio? Por quê? (os mais distantes do Sol)
  • Sabem o que aconteceria se vocês pisassem em Júpiter? O pé de vocês ia afundar, afundar e afundar. Isso porque Júpiter é todinho feito de gás. Aliás, não só ele: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, todos eles além de enormes, são só gás! Os únicos que tem rocha (bata o pé no chão enquanto diz isso) são os 4 primeiros: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
  • Todos esses planetas fazem parte do sistema solar porque giram ao redor da estrela Sol. Igual uma estrela de TV, ou de cinema. Todo mundo não fica em volta querendo autógrafos? Tirar fotos? O sistema solar é igual. Todos os planetas ficam em volta do Sol porque ele também é uma estrela.
  • Mas porque ele é uma estrela? Por exemplo, se a Terra está de costas para o Sol, como fica o céu? Escuro. Então o nosso planeta não tem luz própria. Dependemos da luz do Sol. Mas e o Sol, o que faz ele brilhar? ELE MESMO! Ele é como uma grande lâmpada que brilha sozinho. Por isso ele é uma estrela.
  • Por falar em estrela, quem já viu um céu bem estrelado à noite? Perceberam que de noite tem estrelas que parecem mais brilhantes e outras que parecem beeem apagadas? Por que isso acontece? Por exemplo, se eu colocar uma lanterna no rosto do colega (ligar uma lanterna e apontar para o rosto de um colega) e depois apontar essa lanterna para um aluno que está no fundo da sala, qual será mais fraca? O que está no fundo da sala. Mas por quê? Porque está mais longe. Portanto, estrelas mais brilhantes estão mais perto da Terra, estrelas mais fracas estão mais longe!

Depois de trabalhar bem essas questões de cores, tamanhos, composição, pode estourar os balões de um em um. Os alunos ficaram alucinados. Foi uma excelente experiência. Depois eles podem colar as curiosidades que pegaram no caderno e ler em voz alta.

Algumas curiosidades que usei em cada corpo celeste:


1) Dentro do Sol tem MUUUITO hidrogênio, é ele que faz ele brilhar assim!

2) O Sol é uma estrela de quinta grandeza, isso quer dizer que tem outros 4 tipos de estrelas maiores do que o Sol!

3) O Sol não é uma bola de fogo, ele é uma estrela pois tem luz própria.

4) O Sol faz nosso corpo produzir vitamina D que deixa nossos ossos fortes!

5) A temperatura do Sol na superfície é de 6 mil graus C!

6) Dentro do Sol caberiam 1 milhão e 300 mil terras!

7) A maior estrela do Universo já descoberta se chama Canis Majoris e ela é 3 MILHOES DE VEZES MAIOR QUE O SOL!

7) Se o Sol apagasse agora só saberíamos depois de 8 minutos.

8) Mercúrio é o menor planeta e também o mais rápido do sistema solar!

9) Mercúrio tem o céu sempre preto!

10) Vênus é o planeta mais quente do sistema solar!

11) A terra leva 365 dias para dar uma volta completa em volta do Sol!

12) Marte tem dois satélites naturais (como a nossa lua, ficam girando ao redor de um  planeta) eles se chamam  Fobos e Deimos.

13) Há um projeto para povoar Marte! Você moraria lá?

14) Júpiter é o maior planeta do sistema solar!

15) Júpiter tem mais de 60 satélites (como a nossa lua, ficam girando ao redor do planeta) Ele tem tantos satélites porque é muito grande!

16) Tem uma região em Júpiter que faz 400 anos que está em tempestade.

17) Saturno tem anéis que são formados por gelo, gás, poeira e rochas!

18) Urano é um planeta que gira deitado!

19) Netuno tem a região mais fria do sistema solar! 


Você pode incluir mais curiosidades, ou outras que preferir.
E para finalizar, é claro que não podia faltar uma música, então, ponha eles para dançar o clássico do Balão Mágico cujo nome da música tem tudo a ver com a aula: O LINDO BALÃO AZUL.:



Lindo Balão Azul
Guilherme Arantes
  
Eu vivo sempre
No mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito

Eu vivo sempre

No mundo da lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato

Pegar carona

Nessa cauda de cometa
Ver a via láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar pra casa
Nosso lindo balão azul


Tenho certeza de que essa aula vai ser um estouro! Literalmente!