domingo, 17 de julho de 2016

Ensinando os coletivos.

Como trabalhar os substantivos coletivos utilizando apenas uma história e figuras de papel presas com um barbante?
 Para começar, o professor colará os envelopes no quadro fechadinhos, como mostra a imagem.




 E então começará a contar a história abaixo aos alunos, lendo o texto. Em cada palavra em negrito ele vai puxar pelo barbante uma imagem dali de dentro.

Era a última árvore que restava no planeta. Depois de o homem tanto desmatar, finalmente ele tinha alcançado o seu objetivo. Ao lado da árvore, restava a última flor. Sobre a flor, a última abelha tentava arrecadar o restinho de pólen a fim de produzir mel para se alimentar. No lago, nadava o último peixe, sobre a grama, pastava o último boi. 
(Puxar apenas uma imagem de dentro do envelope e prender com adesivo no quadro)



Era um cenário triste. Como a paisagem ficou assim? Tão solitária? O último homem então, para se sentir menos triste com a solidão, carregou consigo um grande espelho, e o colocou na sua frente. Agora, ele via a última árvore, a última flor, a última abelha, o último peixe, o último boi, e a si mesmo, duplicados. Era uma falsa sensação de não estar mais só. 
(Nesse momento, a professora vai puxar de dentro do saquinho a imagem para que ela se duplique também e prender com adesivo no quadro, como se fosse um varal.) 




Ele se sentou, comeu a última fruta e deixou as sementes caírem no seu pé.

O homem do espelho então falou com o homem real:
-Você sabe que eu não posso mudar nada, não é?- O último homem dá um salto, assustado, e responde:
- Você não pode falar, você é só o meu reflexo...
- Então talvez eu seja somente a sua consciência falando.
- E o que você quer me dizer?- O último homem estava muito curioso, e de certa forma, feliz, pois fazia tempo que ele não conversava com alguém.
- Que ao invés de você duplicar a sua triste realidade usando um espelho, por que você não muda as suas ações?
-E como eu poderia fazer isso? Eu sou sozinho no mundo!
- Você é um só. Mas daqui eu vejo que você tem duas mãos, dois braços, e duas pernas....Acho que isso é o suficiente.

-Suficiente para o quê?- O último homem estava cada vez mais confuso. Foi quando o reflexo voltou a ser ele mesmo. O último homem olhou para os lados, tocou o espelho, e nada aconteceu. Olhou para os seus pés e viu as sementes da fruta que comera. A pegou nas mãos, e como se tivesse voltado a enxergar depois de muito tempo no escuro, ele abre um buraco no chão e planta a última semente da última fruta. Retira o espelho e dorme um sono profundo. 

Ao acordar, anos depois, ele via tantas árvores, flores, abelhas, peixes, bois e frutas (a professora puxará o restante das imagens) que se perguntou onde estavam os espelhos...



Percebeu então que ele era a única imagem dali que não se repetia. O último homem continuava solitário. Quando, de repente, uma mão toca o seu ombro. Ao se virar, o homem sorri aliviado. Ele não estava mais sozinho. 

A professora então vai mudar a cordinha de lado e vai aparecer a "mágica".



Será questionado com os alunos então o que significa cada uma daquelas palavras. Deixá-los construir o conceito de substantivo coletivo para que registrem no caderno. A seguir, colar no quadro um cartaz com os principais nomes de substantivos e pedir que eles escolham 3 deles para terminar a história. Instigue-os. Quem era a mão de quem tocou no ombro daquele homem? Fazer uma explosão de ideias para que eles tenham munição na hora de escrever. Uma aula rica, simples e que permitirá que os alunos ajudem na finalização.

Para fixação, abaixo tem exercícios de completar lacunas para preencher com o coletivo adequado.


a)   Um elefante incomoda muita gente, uma ________________ de elefantes incomoda muito mais!
b)    Quem você levaria para uma ilha deserta? E para um ___________________ de ilhas?
c)     A chapeuzinho fugiu do lobo mau. E ficou apavorada quando viu que tinha uma ___________________ de lobos atrás dela!
d)    Se uma cebola apenas já me faz chorar, com uma _________________de cebolas eu vou me afogar em lágrimas!
e)    Os três porquinhos juntos, são uma _______________ de porcos!
f)      A Branca de Neve gosta tanto de maçã que quando casou com o príncipe pediu para ele plantar um _______________.
g)    Marcha um soldado sozinho. Marcha um ________________ de soldados juntos.
h)    O músico toca em uma _______________ para uma ______________de expectadores.
i)       Um _________________ de chaves não é nada gostoso!
j)      Em uma noite de céu limpo, dá para ver muitas _____________ de estrelas!
k)     24 horas é um ___________, 365 dias é um_____________, 10 anos é uma________________, 100 anos é um_______________ e mil anos é um________________.


Boa aula!