Para começar, o professor colará os envelopes no quadro fechadinhos, como mostra a imagem.
E então começará a contar a história abaixo aos alunos, lendo o texto. Em cada palavra em negrito ele vai puxar pelo barbante uma imagem dali de dentro.
E então começará a contar a história abaixo aos alunos, lendo o texto. Em cada palavra em negrito ele vai puxar pelo barbante uma imagem dali de dentro.
Era a última árvore
que restava no planeta. Depois de o homem
tanto desmatar, finalmente ele tinha alcançado o seu objetivo. Ao lado da
árvore, restava a última flor. Sobre
a flor, a última abelha tentava
arrecadar o restinho de pólen a fim de produzir mel para se alimentar. No lago,
nadava o último peixe, sobre a
grama, pastava o último boi.
(Puxar apenas uma imagem de dentro do envelope e prender com adesivo no quadro)
Era um cenário triste. Como a paisagem ficou assim? Tão
solitária? O último homem então, para se sentir menos triste com a solidão,
carregou consigo um grande espelho, e o colocou na sua frente. Agora, ele via a
última árvore, a última flor, a última abelha, o último peixe, o último boi, e
a si mesmo, duplicados. Era uma falsa sensação de não estar mais só.
(Nesse momento, a professora vai puxar de
dentro do saquinho a imagem para que ela se duplique também e prender com adesivo no quadro, como se fosse um varal.)
Ele se
sentou, comeu a última fruta e
deixou as sementes caírem no seu pé.
O
homem do espelho então falou com o homem real:
-Você
sabe que eu não posso mudar nada, não é?- O último homem dá um salto,
assustado, e responde:
-
Você não pode falar, você é só o meu reflexo...
-
Então talvez eu seja somente a sua consciência falando.
- E
o que você quer me dizer?- O último homem estava muito curioso, e de certa
forma, feliz, pois fazia tempo que ele não conversava com alguém.
-
Que ao invés de você duplicar a sua triste realidade usando um espelho, por que
você não muda as suas ações?
-E
como eu poderia fazer isso? Eu sou sozinho no mundo!
-
Você é um só. Mas daqui eu vejo que você tem duas mãos, dois braços, e duas
pernas....Acho que isso é o suficiente.
-Suficiente
para o quê?- O último homem estava cada vez mais confuso. Foi quando o reflexo
voltou a ser ele mesmo. O último homem olhou para os lados, tocou o espelho, e
nada aconteceu. Olhou para os seus pés e viu as sementes da fruta que comera. A
pegou nas mãos, e como se tivesse voltado a enxergar depois de muito tempo no
escuro, ele abre um buraco no chão e planta a última semente da última fruta.
Retira o espelho e dorme um sono profundo.
Ao acordar, anos depois, ele via
tantas árvores, flores, abelhas, peixes,
bois e frutas (a professora puxará o
restante das imagens) que se perguntou onde estavam os espelhos...
Percebeu
então que ele era a única imagem dali que não se repetia. O último homem
continuava solitário. Quando, de repente, uma mão toca o seu ombro. Ao se virar,
o homem sorri aliviado. Ele não estava mais sozinho.
A professora então vai mudar a cordinha de lado e vai aparecer a "mágica".
Será questionado com os alunos então o que significa cada uma daquelas palavras. Deixá-los construir o conceito de substantivo coletivo para que registrem no caderno. A seguir, colar no quadro um cartaz com os principais nomes de substantivos e pedir que eles escolham 3 deles para terminar a história. Instigue-os. Quem era a mão de quem tocou no ombro daquele homem? Fazer uma explosão de ideias para que eles tenham munição na hora de escrever. Uma aula rica, simples e que permitirá que os alunos ajudem na finalização.
Para fixação, abaixo tem exercícios de completar lacunas para preencher com o coletivo adequado.
a) Um elefante incomoda muita gente, uma ________________ de
elefantes incomoda muito mais!
b) Quem você levaria para uma ilha deserta? E para um ___________________
de ilhas?
c) A chapeuzinho fugiu do lobo mau. E ficou apavorada quando
viu que tinha uma ___________________ de lobos atrás dela!
d) Se uma cebola apenas já me faz chorar, com uma
_________________de cebolas eu vou me afogar em lágrimas!
e) Os três porquinhos juntos, são uma _______________ de
porcos!
f) A Branca de Neve gosta tanto de maçã que quando casou com o
príncipe pediu para ele plantar um _______________.
g) Marcha um soldado sozinho. Marcha um ________________ de
soldados juntos.
h) O músico toca em uma _______________ para uma
______________de expectadores.
i) Um _________________ de chaves não é nada gostoso!
j) Em uma noite de céu limpo, dá para ver muitas _____________
de estrelas!
k) 24 horas é um ___________, 365 dias é um_____________, 10
anos é uma________________, 100 anos é um_______________ e mil anos é um________________.
Boa aula!