sábado, 21 de maio de 2016

Jogo de ortografia "Banco Literário"

Qualquer semelhança com o clássico banco imobiliário NÃO É mera coincidência! O jogo que marcou a minha infância se tornou menos mercenário. Aqui, o mais rico não é quem tem mais dinheiro, mas sim, quem arrecada o maior número de palavras. Então, vamos às regras!


Esse é o jogo com o banco de palavras, e abaixo, uma imagem maior do tabuleiro.



  • Pode jogar 6 participantes sentados em trios, ou quartetos. Se puder, confeccione um tabuleiro bem grande para ficar mais visual. 
  • Cada grupo ganhará um número de palavras diferentes. Pode ser 3 palavras ou mais. 

  • O grupo vai jogar o dado e andará o número de casas indicadas. Cada grupo será uma ficha de EVA. 

  • Se cair no nome de uma rua ou avenida, ele poderá "comprá-la". Para isso, terá de pagar com a mesma família de palavras. Exemplo, para comprar a rua cachoeira o aluno terá que pagar com uma de suas palavras que tenha CH. (como por exemplo, chuva). Após pagar, ele ganha o cartão de proprietário da Rua Cachoeira.

  • Quem cair nessa rua depois de ela ter dono, deverá pagar o aluguel para o proprietário seguindo a indicação da carta.

  • Se o grupo cair no "sorte e revés" ele deverá ler uma carta da pilha amarela. São historinhas diversas que representarão a sorte ou o revés para o grupo. Abaixo alguns exemplos.


  • Se o aluno cair no imposto, deverá entregar a palavra pedida ao banco. Se ele não tiver uma dissílaba ou trissílaba ele dará duas palavras no lugar. Se não tiver, ele poderá pedir emprestado ao banco.

  • Caso ele caia no gênero textual, o aluno deverá ler um gênero da pilha de cartas brancas. Ao ler, ele vai dizer de que gênero textual se trata. Se acertar, seguirá no jogo, do contrário ele terá mais duas chances. (mas terá que esperar a sua vez chegar novamente)

  • Abaixo, alguns exemplos de cartas do gênero textual:


A ideia do jogo é bem simples. Faça um bom estoque de palavras para começar. Elas podem ser repetidas, sem problema nenhum. 
O legal seria confeccionar uma caixa como caixa registradora para colocar cada palavra. 
E se quiser deixar mais bacana ainda, pode fazer a palavra imitando notas de dinheiro.

Eu não tive muito tempo para elaborá-lo muito esteticamente.
Mas tenho certeza de que esse jogo fará o aluno gravar as palavras de maneira divertida e rápida.

Abaixo, o restante das cartas de sorte e revés e dos gêneros textuais.





Boa aula!