domingo, 14 de fevereiro de 2016

Projeto "Terra à Vista! O descobrimento do Brasil." Aula 1 de 4

Foi solicitado no curso de magistério que fizéssemos um projeto de uma semana com a temática "descobrimento do Brasil". Aproveitei minha linha geográfica e enfiei na agulha da história, a seguir, costurei as outras cinco disciplinas e o resultado foi uma bela colcha.

 Excluí dessa publicação a teoria do projeto e me foquei apenas no planejamento diário. Esse projeto foi elaborado para um 4º ano, mas pode ser adaptado para alunos menores.

SEGUNDA-FEIRA. Primeira aula.

(disciplinas do dia: Português, Estudos Sociais e Artes)

A professora entregará a cada aluno um crachá feito com papel, fita adesiva e barbante. Nesse crachá terá a imagem da bandeira do Brasil e as seguintes informações: Brasileiro (nome), Idade, Data de Nascimento e Pais. O aluno completará as lacunas com os seus dados. Na esfera da bandeira terá a foto do aluno produzida em uma montagem no computador.  

Exemplo de como ficaria o crachá.

Em um cartaz grande, a professora levará a bandeira do Brasil que será uma versão grande do crachá. Essas informações os alunos descobrirão ao longo das aulas da semana e poderão completá-las.  Por exemplo, eles descobrirão a idade real do Brasil, o seu nome completo (República Federativa do Brasil), a data de nascimento, ou seja, quando foi descoberto e os seus pais. No caso, quem o descobriu. O cartaz ficará exposto na sala de aula durante o projeto e os alunos deverão usar o seu crachá durante as aulas.

 A seguir, mostrar à turma o hino nacional e entregar a letra em uma folha xerocada. Ler com a turma o hino e criar um glossário no caderno escrevendo o significado das palavras. Ao final, poderemos cantar o hino que já terá a letra compreendida.

A próxima atividade será de contextualização do hino nacional com a bandeira, A professora chamará a atenção do aluno para a frase da bandeira: “ordem e progresso”. A frase original era: O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. Discutir com os alunos, se eles pudessem alterar a frase da bandeira, como essa frase ficaria? Eles deverão fazer esse registro no caderno. 


                                                        Reescreva o lema do Brasil.

A seguir, apontar para o cartaz da bandeira e perguntar aos alunos o que eles imaginam que cada uma das estrelas presentes na bandeira representa. Deixá-los desenvolver suas hipóteses. Caso eles não consigam deduzir, a professora contará, junto com eles, a quantidade de estrelas. Anotará o número de estrelas no quadro: 27. Guiará o seu raciocínio para chegar ao número de estados.

Na sequência, entregar a cada aluno a imagem da bandeira do Brasil que mostra a posição de cada estado de acordo com a posição das estrelas. A partir dessa imagem, a professora fará a atividade de reconhecimento dos estados brasileiros e das cores da bandeira. O aluno deverá identificar nessa bandeira, onde fica o seu estado, e qual estado é representado pela única estrela posicionada acima da faixa de ordem e progresso (a de número 1).


Chamar a atenção dos alunos que a faixa do “ordem e progresso” parece uma outra “faixa” presente no mapa. O que seria? A linha do Equador. Por que o Pará é o único estado representando acima da linha? Porque na época em que a bandeira foi criada (1889) o Pará era o maior estado acima da linha do Equador. (Mas pode deixar eles trazerem hipóteses, que garanto, serão sempre criativas).

É possível também chamar a atenção dos alunos para a diferença dos tamanhos das estrelas. Percebem que há estrelas maiores e menores? No céu, à noite, existem diferenças de tamanhos? Exatamente por isso. O céu presente na bandeira é justamente uma “foto” do céu no dia 15 de novembro de 1889, dia da proclamação da República no Brasil. Essa imagem da bandeira o aluno deverá colar no caderno e nele anotar as informações ditas em aula e escritas de maneira resumida no quadro.

A seguir, perguntar aos alunos quem já brincou de ligar os pontos. Pedir então que eles tentem ligar as estrelas e descobrir onde é possível formar uma cruz bem retinha. Quem conseguir, descobriu a constelação Cruzeiro do Sul, que só pode ser vista aqui do nosso hemisfério, por isso ela é tão importante e ocupa a posição central da bandeira. 


Se quiser alongar o assunto, pode perguntar que estados estão representados na cruzeiro do sul e depois pedir que localizem no mapa. Eles vão notar que todos estão muito perto de si, afinal, são todos os estados da região sudeste mais a Bahia. Se quiser alongar ainda mais o assunto (professoras perfeccionistas são fogo) dá para perguntar porque esses estados foram escolhidos para representar a cruzeiro do sul, a constelação mais importante da bandeira? Porque esses estados são os mais ricos do nosso país. (Mas se não quiser se alongar tanto e ter uma distensão, encerre o assunto algumas linhas acima. :)

E as cores da bandeira? O que seria o verde e o amarelo? Poderíamos pensar que o verde são as nossas matas, o amarelo é o ouro. Mas não é. O verde era a cor do brasão de uma família portuguesa que na época tinha muito dinheiro e poder. Família de Bragança. E o amarelo era a cor do brasão da família da esposa do imperador Dom Pedro I que era austríaca. Mas hoje, é muito mais “brasileiro” pensarmos que o verde é das nossas matas e o amarelo o nosso ouro. E o azul? Todo o mar que o Brasil tem.

 A próxima atividade, os alunos utilizarão uma folha na posição horizontal e reformularão a bandeira do Brasil acrescentando a frase que eles escolheram para a faixa (que pode estar em qualquer lugar da bandeira). Eles poderão modificar os elementos da bandeira, desde que mantenham as cores originais. Os trabalhos serão expostos na escola.

Hora da criançada pôr a imaginação para navegar.

Assim que tiver tempo, posto a segunda aula. Conteúdos: Matemática, ciências e Educação Física.
Até!